sábado, 22 de novembro de 2008

Formação do Sistema Solar

O sistema Solar é constituido pelo Sol pelos corpos que se movem em torno dele. Existe ainda um meio interplanetário constituído por material de natureza diversa.

O sistema Solar integra-se num conjunto mais complexo formado pela galáxia Via láctea e esta, por sua vez, é uma pequeníssima parte do Universo.

Videos sobre o sistema solar:

-Origem do Sistema Solar

Os planetas clássicos são corpos celestes que estão em órbita à volta do Sol; têm massa suficiente para que a própria gravidade seja suficiente para que o corpo assuma a forma aproximadamente esférica e que tenha atraído para a sua superfície todos os corpos celestes na vizinhança da sua órbita.

Os planetas, podem ser classificados em dois grandes grupos: planetas telúricos e planetas gigantes ou gasosos.

Os planetas telúricos são assim chamados devido às semelhanças que apresentam com a Terra. Os planetas gasosos situam-se a grande distância do Sol e possuem grandes dimensões.





Os planetas Anões são corpos celestes que estão em orbita à volta do sol; têm massa suficiente para que as forças de gravidade lhes permitam assumir a forma esférica, mas, no entanto, não atraíram pequenos corpos celestes na vizinhança à volta da sua órbita e não são satélites.

Os cometas são corpos muito primitivos com órbitas muito excêntricas e só visíveis quando se aproximam do Sol, sendo formados por núcleo, cabeleira e cauda.

Videos sobre os cometas:

-Assim nasce um Cometa

Provável origem do Sol e dos planetas

Existem várias teorias que, através dos tempos, têm procurado explicar a origem do Sistema Solar. Hoje, a mais aceite pelos cientistas é a teoria nebular reformulada. Segundo esta teoria, os corpos do Sistema Solar ter-se-iam formado por acreção de partículas, que, devido às forças gravíticas, formaram corpos de dimensões progressivamente maiores, originando, deste modo, o Sol e os diferentes planetas. É de salientar que embora esta teoria consiga explicar muitos dos factos conhecidos, existem ainda muitas questões em aberto que uma investigação contínua necessita de clarificar.

A terra- acreção e diferenciação

Admite-se os planetas que fazem parte do Sistema Solar se formaram e emergindoda nébula solar a partir de corpos mais pequenos do processo designado por acreção. Ápos a sua formação os planetas aquecerem permitindo que os materiais mais densos se deslocassem para o interior e os menos densos ficassem a superfície esse processo designa-se por diferenciação.

Videos sobre a terra:

-formação da terra em 3 minutos

-a origem do planeta terra

Sistema Terra-Lua

A lua, único satelite natural da terra, forma com esta um sistema relativamente estável, exercendo ambos uma influência recíproca, em consequência das forças gravitacionais. Assim, em termos gravitacionais, a Terra e a Lua actuam como um corpo único, cujo centro de gravidade se situa no interior da Terra. A gravidade da Lua fazcom que o nosso planeta oscile ligeiramente na sua trajectória à volta do Sol. As marés oceânicas são também o resultado da acção gravítica do nosso satélite da Terra. Menos visíveis são as consquências das marés, na Terra sólida. Neste processo, é desprendida energia que conduz a um retardamento da velocidade de rotação da Terra, com consequente aumento da duração do dia. De igual modo, a Terra provoca marés sólidas na Lua. A dissipação de energia por parte da Lua traduz-se por um aumento lento da excentricidade da sua órbita. A Lua move-se à volta da Terra numa órbita quase circular, apresentando sempre a mesma face virada para o nosso planeta (face visível). A reduzida massa da Lua e sua fraca gravidade tornan-se insuficientes para atrair ou reter uma atmosfera. Assim, devido à sua inactividade, o nosso satélite parece ter preservado em grande parte as suas características primitivas, mantendo a topografia que adquiriu desde a sua formação. A observação da Lua com o telescópio permite identificar dois tipos de formações: os "continentes", mais claros, e os "mares", os mais escuros.

Mares Lunares: relevo plano; Basalto (rocha de cor escura); poucas crateras de impacto e rochas mais jovens.

Continentes lunares: relevo escarpado; Anortosito (rocha de cor clara); numerosas crateras de impacto e rochas mais antigas.

Videos sobre a Lua:

-como se origino la luna?

-Formação da lua

Sem comentários: