sábado, 1 de novembro de 2008

Rochas

Uma rocha pode ser definida como um agregado natural de minerais. Algumas rochas são constituidas quase exclusivamente por um só mineral, enquanto que outras são associações de vários tipos de minerais. As rochas podem ser classificadas em rochas magmáticas, sedimentares e metamórficas.

Rochas magmáticas:

As rochas magmáticas forman-se a partir da solidificação e cristalização de magmas. É de salientar que os magmas são misturas complexas de um conjunto variado de elementos químicos em estado de fusão e que existe uma diversidade de magmas com diferente composição que podem originar rochas também diferentes.
Se o magma consolida no interior da crusta, origina rochas magmáticas intrusivas ou rochas plutónicas, como por exemplo, o granito. O granito é uma rocha constituída essencialmente por quartzo, feldspatos e micas. Se os magmas consolidam à superfície ou próximo dela, originam rochas magmáticas extrusivas ou rochas vulcânicas, como o basalto. O basalto tem, em regra, cor negra e é compacta e densa.

Rochas sedimentares:

Sempre que as rochas, especialmente as originadas em zonas profundas, atingem a superfície terrestre, ficam imediatamente sujeitas a alteracões. Isto deve-se a dois motivos: as condições de pressão e temperatura muito baixas do que as exitentes no interior da Terra e o contacto com a biosfera(atmosfera e hidrosfera), que conduzem a alteracões físicas e químicas.
Estas alterações recebem a designação de meteorização. A meteorização facilita a acção de outros agentes da biosfera, como o vento, a chuva, as águas doces superficiais, a água do mar e os seres vivos. À acção destes agentes erosivos, damos o nome de erosão.

Os agentes erosivos vão desagregando as rochas, ao longo do tempo, e transportando os produtos resultantes da erosão para erosão para locais diferentes daqueles onde se originam. Durante este transporte, a erosão continua geralmente a actuar. Quando os agentes de transportes reduzem a sua acção, ou deixam de se fazer sentir, os materiais podem depositar-se ocorrendo assim a sua sedimentação.

O aspecto mais característico da grande maioria das rochas sedimentares é a existência de estratificação, resultante do processo natural de deposição da maioriados seus constituintes.

Todos os sedimentos acabam por sofrer transformações mais ou menos acentuadas, segundo um processo conhecido por diagénese. Este processo compreende quatro tipos de transformações, que podem ocorrer por qualquer ordem e algumas em simultâneo. Duas dessas transformações são a compacção e a cimentação.



Rochas metamórficas:



Quando as rochas magmáticas e sedimentos são submetidas a condições de pressão e temperatura diferentes das habituais e à acção de substâncias fluidas podem ser profundamente transformadas.

Se acrescentamos a estes agentes o factor tempo, teremos os chamados agentes de metamorfismo. Estes agentes provocam várias transformações nos minerais e na textura da rocha, realizadas no estado sólido, segundo um processo que recebe o nome de metamorfismo. As transformações mais frequentes são a recristalização e assim se formam os mármores, as ardósias, os xistos cristalinos e o gnaisse.



Ciclo das rochas:



O conjunto de transformação do material rochoso no decurso das quais as rochas são geradas, e alteradas por processos devidos à dinâmica interna e à dinâmica externa da Terra constitui o ciclo das rochas ou ciclo litológico.
O ciclo das rochas mostra as inter-relações entre os processos externos e os processos internos que ocorrem na Terra.






videos sobre as rochas:

-Minerais e rochas (parte 1)

-Minerais e rochas (parte 2)

Sem comentários: