domingo, 23 de novembro de 2008

Intervenções do Homem nos subsistemas terrestres




A interferência humana tem vindo a produzir efeitos cada vez mais vastos e com impactes ambientais cada vez mais profundos no planeta, tanto a nível local como a nível global. Uma das preocupações que actualmente inquieta a Humanidade são as altas taxas de crescimento populacional. O aumento crescente da população humana no planeta implica a procura de todos os recursos naturais de que a Terra dispõe e, consequentemente, aumentará o impacte humano ao nível do ambiente. A geosfera é um dos subsistemas em que os efeitos são particularmente visíveis, visto ser aí que o humano vai procurar muitos dos recursos naturais de que necessita. O recurso natural é qualquer bem com utilidade para o desenvolvimento, sobrevivência e bem-estar da sociedade. O aumento da população mundial e o desenvolvimento tecnológico e económico são factores que influenciam a degradação ambiental. Esta situação traduz-se numa perda de espaço naturais, que são continuamente alterados e transformados para satisfazer as necessidades humanas. Actualmente as sociedades humanas recorrem a um vasto conjunto de materiais geológicos que se encontram no subsolo ou à superfície, denominados recursos minerais.



Como resultado da exploração e da utilização dos recursos naturais pela espécie humana e surge a poluição. A poluição é uma alteração indesejável ao nível dos diferentes subsistemas terrestres, provocada por acção humana, através da introdução ou indirecta de substâncias, vibrações, calor ou ruído no ar, na água ou no solo, susceptíveis de prejudicar a saúde humana ou a qualidade do ambiente. Os efeitos globais detectados mais recentemente, como o efeito de estufa e a redução da camada de ozono, podem originar impactes que afectam o clima e o equilíbrio global do planeta.


























Os recursos naturais podem ser renováveis. Entende-se por recurso renovável o que é ciclamente reposto no meio num intervalo de tempo compatível com a vida humana. Caso contrário o recurso considera-se como recurso não renovável. O risco geológico é um sistema complexo de processos geológicos cujas alterações são susceptíveis de acarretar prejuízos directos ou indirectos a uma dada população.

Em 1987 foi enunciada, pela Comissão Mundial para o Ambiente e Desenvolvimento, a concepção de desenvolvimento sustentável, que é um modelo de desenvolvimento que satisfaz as

necessidades do presente sem compremeter a possibilidade de gerações futuras satisfazerem as suas próprias necessidades. O modelo de desenvolvimento sustentável deve funcionar fechado, que tem como base as seguintes medidas:

  • dependência do fornecimento externo contínuo de energia solar;
  • uso racional da energia e da matéria, privilegiando a conservação em oposição ao desperdício;
  • controlo da poluição, diminuindo a produção de resíduos que são absorvidos pelo ambiente;
  • promoção da reciclagem e da reutilização dos materiais;
  • controlo do crescimento populacional, com perspectivas de estabilização da população;
  • ordenamento do território;
  • redução dos impactes Ambientais negativas;
  • consenação do património geológico.

A reciclagem é uma forma de valorizaçaõ dos resíduos na qual se recuperam ou regeneram diferentes matérias para a produção de novos produtos.

Videos:

-Impactes Ambientais

-A verdade incoveniente

-Desenvolvimento sustentavel-medidas

-Poluição

-Aquecimento global- efeito de estufa

-Reciclagem














Sem comentários: