sábado, 8 de novembro de 2008

Tempo geológico



Escala de tempo geológico representa a linha do tempo desde o presente até a formação da Terra, dividida em éons, eras, períodos, épocas e idades, que se baseiam nos grandes eventos geológicos da história do planeta.



Idade relativa

Há muito que se sabe que as partículas sólidas sedimentam num líquido de acordo com o seu peso e tamanho: as maiores e mais pesadas sedimentam primeiro e, naturalmente, as mais pequenas e mais leves depois. Pequenas variações no tamanho das partículas têm como resultado a formação de camadas, ou estratos sedimentares. Como as rochas sedimentares são formadas partícula a partícula, em princìpio, qualquer camada mais antiga deve situar-se por baixo de outra mais recente.
Este facto é conhecido por Princípio da Sobreposição dos Estratos e foi enunciado primeiramente por Niels Stensen. Ele diz-nos que, caso as camadas sedimentares não tenham sofrido qualquer modificação que lhes tenha alterado a sua posição horizontal, as camadas mais novas encontram-se por cima das mais velhas.





Datação absoluta

A datação absoluta consiste na determinação da idade das formações geológicas ou de certos conhecimentos, referida em valores numéricos. Os processos de datação absoluta são mais difíceis de aplicar. A técnica mais rigorosa para determinar data absoluta é s datação radiométrica, que se baseia na desintegração regular de isótopos radioactivos naturais.





Princípios Básicos do Raciocínio geológico


Catastrofismos- esta teoria procura explicar as grandes alterações ocorridas à superfície da terra devidas a grandes catástrofes.

Uniformitarismo- teoria que pretende explicar a evolução da terra afirmando que os fenómenos que, na actualidade, modelam o nosso planeta são os mesmos que produziam efeitos semelhantes no passado.


Neocatastrofismo- teoria que pretende explicar a evolução da terra com base no uniformitarismo, mas aceitando a existência de eventuais fenómenos catastróficos.


Mobilismo Geológico






Placas tectónicas


A crosta terrestre é formada várias peças gicantescas, as placas tectónicas, que se encontram dispostas como um enorme puzzle. Estas placas deslocam-se lentamente umas em relação às outras. Algumas afastam-se, outras chocam entre si e outras deslizam pelas suas margens.




Os limites das placas litosféricas podem ser de diversos tipos: divergentes, convergentes e conservativos

video sobre as placas tectonicas:

Sem comentários: